sexta-feira, 16 de abril de 2010

Piramides de Moedas

Construções Megalísticas e seus famosos monumentos. 

Eu tava vendo algumas maravilhas do mundo, e me deparei com essa contrução pitoresca, resolvi postar como forma de aprender mais sobre a engenharia de contrução dos antepassados.

Pelo nome é difícil saber, mas você já deve ter visto as pirâmides do Egito, os Pilares Romanos e várias construções antigas que parecem coisa não feita pelo homem. De tão justas e montadas resistem séculos e séculos.

pennypyramid2 

Um cara chamado Marcelo Bezos resolveu usar o princípio da física utilizada nas grandes construções antigas para o mesmo experimento com moedas, levantou uma pirâmide de 288 mil centavos. 20051114PennyBridgeStep343A explicação é que estas estruturas ficam de pé desafiando a gravidade por causa da relação entre o peso e densidade de cada moeda, sua resistência material, bem como – e isso é muito importante – a fricção entre uma moeda e outra. Perceba como é uma pilha de dez moedas sobre cada alicerce que mantém a ponte de pé. 2010040742_3016318838

pyramidnileComo pirâmides, no caso, as pirâmides egípcias

Elas não têm só a física ao seu lado. Já se descobriu que algumas tiveram uma espécie argamassa da época que grudava melhor o rejunte. Más o princípio das moedas é o mesmo, e foi apartí dessa hiper construção que alguns monumentos foram erguidos.

Porque, o que talvez surpreenda de verdade, obeliscos gigantes como este que talvez seja familiar:

popespenis1 É um bloco maciço de pedra simplesmente colocado de pé! Para que fique claro, o obelisco no centro da Praça de São Pedro, no Vaticano, é um bloco maciço de pedra com mais de 25 metros de altura e 360 toneladas que foi simplesmente colocado de pé. Por que ele não cai?

Justamente porque pesa 360 toneladas. Todos os outros obeliscos egípcios – o do Vaticano é originalmente um deles – “funcionam” da mesma forma: são enormes blocos desafiando as alturas, confiando em seu gigantesco peso para que não caiam.

2178421050070827917ypdbBZ_fs É a explicação das moedinhas empilhadas, em pirâmides e obeliscos. Ela também se aplica às colunas do Parthenon, por exemplo: estas não são compostas de um só bloco, mas são seções gigantescas empilhadas umas sobre as outras. Há alguns encaixes entre as diferentes seções, mas é o peso de cada seção que garante que cada coluna não tombe. De fato, se você olhar com atenção poderá perceber as “moedas empilhadas” nas colunas:

Os antigos erigiram construções gigantescas por vezes com blocos igualmente enormes, mas longe de ser um grande enigma, o empilhamento de moedas ajuda a enxergar como os blocos megalíticos podem ser em si mesmos também uma solução de engenharia.

Ceticismo aberto

Nenhum comentário:

Postar um comentário