terça-feira, 20 de abril de 2010

Lewis Carroll - Pedófilo e Drogado?

Dia 21, amanhã, estreia em alguns cinemas do país "Alice no País das Maravilhas", filme dirigido por Tim Burton e estrelado por Johnny Depp e outros. O filme, como a maioria de vocês já sabe, foi baseado no livro de Charles Lutwidge Dodgson (1832-1898), mais conhecido como Lewis Carroll, mas há algumas dúvidas em torno da figura de Carroll.
Pegamos duas questões e fizemos este pequeno artigo baseando-se em duas perguntas, "Lewis Carroll era pedófilo?" e "Lewis Carroll escreveu "Alice no País das Maravilhas" sob efeito do LSD?"

"Gosto de crianças (exceto meninos)"

Lewis Carroll quando tinha oportunidade, desenhava ou fotografava meninas nuas, ou seminuas, com consentimento das mães. Disse certa vez, "se eu tivesse a criança mais linda do mundo para desenhar e fotografar", "e descobrisse nela um ligeiro acanhamento (por mais ligeiro e facilmente superável que fosse) de ser retratada nua, eu sentia ser um dever solene para com Deus abandonar por completo a solicitação".

Veja a foto abaixo Alice Pleasance Liddell, a garota que inspirou a Alice do livro, então com 10 anos de idade.


A pose é sensual, note a mão como se quisesse algo em troca.

"10 milhões de beijos" assim Lewis Carroll finalizava em pelo menos uma carta escrita à Alice Pleasance Liddell. Na tentativa de afastar Lewis de Alice, a Sra. Liddell destruiu algumas destas cartas. Algumas cartas escritas às meninas fotografadas por Carroll foram publicadas no livro "Cartas às suas amiguinhas" de autoria do próprio autor de Alice (o livro) e revelam textos melosos e mostrando uma grande intimidade.

No livro "Pleasures Taken - Performances of Sexuality and Loss in Victorian Photographs" de Carol Mavor é possível encontrar a foto de uma menina nua, tirada por Lewis Carroll. A menina chama-se Evelyn Hatch. Imagina-se que tal foto seja tão chocante quanto à da capa de "Virgin Killer" da banda Scorpions.

Lewis Carroll era pedófilo?

Não há uma resposta definitiva para esta pergunta, há indícios que Lewis tinha um Complexo de Édipo mal resolvido. No livro "The Annotated Alice The Definitive Edition" há comentários de Martin Gardner, um dos maiores especialista em Lewis Carroll, podem-se encontrar inúmeras outras curiosidades sobre este lado, digamos diferente, de Lewis.

Lewis Carroll escreveu "Alice no País das Maravilhas" sob efeito do LSD?

Segundo o site www.biblio.com, não há indícios que Lewis Carroll fazia uso de LSD derivada do fungo ergot, sabe-se que durante o século XIX, fez se uso do LSD para fins medicinais. Mas, Lewis era chegado numa maconha, ele comprava óleo de Cannabis, na época era legal.


Uma folha de selos ácidos enfeitada com o Chapeleiro Maluco.

Sabemos que o livro foi escrito a bordo de um barco, nele estavam Lewis Carroll, Alice Pleasance Liddell e suas irmãs. Uma coisa interessante levantada no site Lenny's Alice in Wonderland site, é se Carroll tivesse escrito o livro sob influência de alguma droga, a história não teria lógica e muito pelo contrário, "Alice no País das Maravilhas" é um livro que possui uma lógica, mais precisamente um livro de lógica booleana, o fato de Carroll ter sido matemático pesou bastante este fato. Mas isto é assunto para outra matéria.

Fontes de Pesquisa

Diga Não À Erotização Infantil
Imprimir palavras
Wikipedia
Bibliography and List of Works
Lewis Carroll FAQ
Lenny's Alice in Wonderland site

Links Interessantes

HowStuffWorks - Como fazer LSD
C. L. Dodgson - Illustrative Photographic Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário