sexta-feira, 9 de abril de 2010

Abraão Lincoln – Por trás do mito

Lincoln%20Memorial%20BLOG%20010

Comemora-se neste dia 15 de Abril mais um ano do aniversário da morte do Décimo sexto Presidente Norte Americano. Para muitos o mais sábio Americano de todos os tempos.

È um mito do alto dos seus 3 metros que guarda o lado Oeste do National Mall.Lincoln%20Memorial%20BLOG%2002

 

Lincoln%20Memorial%20BLOG%2004

Ele foi responsável pela Libertação dos escravos Afro não norte americano.

É por que nesta época negros não tinha cidadania americana. Nem mesmo após a liberdade, isso foi dado, não tão cedo.

E foi o comandante supremo na revolta do Sul X Norte. Ele conseguiu unir e apagar uma crise que poderia separ pra sempre o povo americano.

Lincoln fez 90% de tudo que foi dito no seu primeiro mandato. Logo no segundo mandato, dois meses após ser reeleito, foi assassinado pelo ator de teatro Jonh Wilkes Booth ( revoltado com o último discursso do presidente, que propunha direitos cívis para o negro). Exatamente na Noite de 14 abril de 1865 no Teatro Ford.

Essas referências são conhecidas de todo mundo. Não se tem o que ser dito pelo Mito Abraão Lincoln. O que não se sabe é que o homem por trás do mito tinha temperamento difícil e uma vida política regada a escândalos.

No aniversário de 145 anos de sua morte National Geographic levantou minucioso estudo refletindo sobre a personalidade do Presidente Americano. E foi revelado que no seu início de vida, logo jovem com 12 anos. Ele foi lavrador de família pobre e humilde, cuja tarefa principal era trabalhar emprestado pelo seu pai a vizinhos e fazendeiros para trabalhos de carpintaria e terraplanagem.

Seus ganhos eram R$ 0,25 centavos de dólar por hora. Todos remetidos ao seu pai que o deixavam furioso da vida. Nasceu daí uma revolta pelo que ele chamava escravatura branca. Seu pai mais na frente também proibiria de freqüentar escolas, o que gerou mais e mais revolta.

Lincoln se tornou um jovem revoltado, pronto pra abandonar sua casa para novos ares. Ele passou a estudar sozinho, sempre foi um autodidata. Por ocasião de sua primeira posse, como político da época, foi lhe pedido que colocasse no seu perfil, sua escolaridade. Ele escreveu: “pouca escolaridade”.

Foi levado em conta por seus historiadores como ato de brincadeira. Mas grande traço de melancolia e revolta pela falta de condições que teve na infância o levou a crises mesmo na presidência.

Seu primeiro emprego na vida foi a de ser um crítico de política, ele assumia com grande malícia essa profissão. Escrevia altos textos cheios de caricaturas, sandices e piadas de seus colegas. Pior sofriam seus inimigos políticos. Era tido na época como político fanfarrão, mais um pilantra.

O que talvez tenha feito mudar foi o que causou depois de mais uma nota sua contra um inimigo. Ele foi obrigado a enfrentar um duelo de honra, por que um de seus corregionarios ficou indignado e pediu a honra. No dia do duelo, ele estava lá. Ele sabia que tinha 50% de chance de morrer, e só foi impedido de terminar a luta graças ao padrinho da disputa que tornou a peleja por terminada depois de alguns minutos.

Essa briga levou ao adulto Abraão Lincoln a se afastar definitivamente da política por cinco anos.

Ele só foi retornar devido às revoltas impetradas pela população que estava sendo obrigada a ceder homens para as disputas políticas e comida por preços miseráveis. Ele retornou, mas desta vez pronto pra assumir um cargo de liderança. Ele se formou 15 anos mais tarde no mais alto poder . A presidência da nação americana.

Mesmo presidente, este homem viveu em meios as crises americanas a base de remédios controlados que então exista sob o nome de “massa azul” não é Viagra! Era uma espécie de comprido que prometia controlar espasmos, nervosismo a base de mercúrio. O que quase levou a morte. Por três anos o homem que se tornara doce e manso, tava se tornando desequilibrado e arrogante. Após três anos de intensos pedidos de seus filhos, ele parou de tomar o remédio. Para logo após ver seu filho mais amado morrer de pneumonia em seus braços.

Após estes problemas todos. Lincoln começou a conhecer de perto a vida dos negros. Uma vez que no período em que era político de seu estado, ele sempre fora contra a qualquer privilégio de negros. Ele não conhecia nada sobre negros. Foi conhecer depois que se viu obrigado a ter de incluir no exercito pessoas de cor. E tão somente venceu a guerra, por que tinha a parte negra em suas trincheiras. Como não torná-los cidadãos depois disso?

O homem tornou-se um mestre da oratória, ganhava todos os embates no senado e na casa branca. Momentos inesquecíveis:

DISCURSO EM BLOOMINGTON
Discursando perante um congresso de jornalistas em Bloomington, Illinois, Lincoln confessou receoso de estar deslocado naquele meio, pois não era jornalista.
- Sinto-me como me senti uma vez ao encontrar-me numa alameda com uma senhora montada a cavalo. Quando parei para eles passarem, ela parou também, e, olhando-me fixamente, disse:
" Estou certa que o senhor é o homem mais feio que já vi. "
Ao que respondi:
" Madame, é possível que a senhora tenha razão, mas lamento não poder fazer nada. "
Porém ela replicou:
" Eu sei que não. Mas pelo menos o senhor podia ficar em casa." Contado por Ezra M. Prince a James Ewing

DUAS CARAS?
Em 1858 Lincoln concorreu com Stephen A. Douglas ao Senado dos Estados Unidos. Os dois candidatos fizeram uma série de debates que ficaram conhecidos como Debates Lincoln-Douglas.
Numa ocasião Douglas chamou Lincoln de “homem de duas caras.”
- Os meus ouvintes me julguem - respondeu Lincoln - Se eu tivesse outra cara acham os senhores que eu estaria usando esta? Richard Hanser

INIMIGOS
Quando a Guerra Civil terminou Lincoln ofereceu um jantar na Casa Branca e convidou alguns generais Confederados (do sul) para participarem. Uma senhora nortista, indignada, aproximou-se do Presidente e disse:
- Senhor Presidente, o senhor não deveria convidar estes generais para jantar na Casa Branca. Eles são nossos inimigos. O senhor deveria destruí-los.
Lincoln, muito calmo, sorriu e disse:
- Minha senhora, por acaso eu não "destruo" meus inimigos quando os transformo em meus amigos?”Friends of Lincoln Mailbag

Resumo da história. O Homem Lincoln não foi mais e nem menos homem que muitos da nossa vida. Ele só foi o que foi, por que acreditava em algo que estava acima de outros pensadores. Mas, pagou seu preço, como todos pagarão um dia.

Comentários: Lula e Lincoln têm muito de comum. Ambos vieram de lugares humildes, vidas sofridas. Perderam eleições, perderam pessoas. Só não perderam a esperança.

3 comentários:

  1. Desconsiderando o comentário final, afinal, muitos políticos não nasceram em berço de ouro, no geral o texto está muito bom.

    ResponderExcluir
  2. - Os meus ouvintes me julguem - respondeu Lincoln - Se eu tivesse outra cara acham os senhores que eu estaria usando esta? Richard Hanser

    MORTALLITY-FATALLITY-BRUTALLITY

    ResponderExcluir
  3. Apenas um detalhe Lula nunca deu esperança de perder as" sindicato, PT e Governo.

    ResponderExcluir